Internacional: Chamada para participantes de campo - impairment dos ativos em PMEs

Publicado em 05/03/24

Internacional: Chamada para participantes de campo - impairment dos ativos em PMEs

Internacional: Chamada para participantes de campo - impairment dos ativos em PMEs

Data de publicação:05/03/2024
Data de atualização:06/03/2024

O International Accounting Standards Board (Iasb) convida os profissionais da Contabilidade envolvidos na preparação das demonstrações contábeis das PMEs, bem como os usuários dessas demonstrações, para participarem de um trabalho de campo. Atualmente, o IASB analisa o retorno de propostas na Minuta de Exposição da terceira edição da IFRS para PMEs. Os interessados deverão preencher um questionário e serão convidados a discutir suas respostas com a equipe do Iasb, responsável pelo projeto PMEs. O objetivo é que os questionários e as convocações de acompanhamento sejam concluídos até o final de abril de 2024.

Na reunião de janeiro de 2024, o Iasb discutiu a proposta de introduzir um modelo de perda de crédito esperada para contabilizar a redução ao valor recuperável de ativos financeiros. O Iasb decidiu provisoriamente que:

1 - As PMEs que não fornecem financiamento a clientes como um de seus principais negócios devem continuar com o modelo de perda incorrida para medir a redução ao valor recuperável de seus ativos financeiros.

2 - As PMEs que fornecem financiamento a clientes como um de seus principais negócios devem aplicar um modelo de perda de crédito esperada, alinhado com a abordagem simplificada da IFRS 9 - Instrumentos Financeiros (NBC TG 48), para medir a redução ao valor recuperável de seus ativos financeiros.

O trabalho de campo visa explorar os possíveis efeitos da decisão provisória do Iasb, respondendo às seguintes perguntas:

1 - Os preparadores das demonstrações contábeis podem determinar se fornecem financiamento a clientes como um de seus principais negócios, e qual é o custo dessa determinação?

2 - Quais seriam os custos da aplicação de um modelo de perda de crédito esperada (alinhado com a abordagem simplificada da IFRS 9) para PMEs que fornecem financiamento a clientes como um de seus principais negócios?

3 - Os benefícios de um modelo de perda de crédito esperado para os usuários das demonstrações contábeis dessas PMEs superariam os custos?

Os resultados do trabalho de campo serão considerados pelo Iasb como parte de sua nova deliberação das propostas na Minuta de Exposição.

Como faço para ser voluntário?

A participação no trabalho de campo oferece aos preparadores e usuários das demonstrações contábeis das PMEs uma oportunidade de aprender mais sobre os requisitos propostos pelo Iasb e seus prováveis efeitos práticos.

Os participantes não precisam ter experiência prévia na aplicação da IFRS 9 e não serão solicitados a preparar informações contábeis ou divulgações de acordo com as exigências propostas.

Os preparadores e usuários que desejarem participar do trabalho de campo e receber um questionário devem enviar um e-mail descrevendo seu interesse para a equipe do projeto. Acesse aqui a página da Fundação IFRS e clique no botão "Email to the project team", disponível no rodapé.

Fonte:Conselho Federal de Contabilidade - CFC

Cadastre-se em nossa Newsletter e receba as notícias no seu e-mail

Compartilhe

Atendimento via WhatsApp

Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nosso site. Ao navegar em nosso site, você concorda com tal monitoramento.

Prosseguir